Método Suzuki

O MÉTODO SUZUKI foi desenvolvido no Japão pelo músico e pedagogo Shinichi Suzuki. Ele observou que as crianças do mundo todo aprendiam seu idioma materno com facilidade e começou a aplicar os princípios básicos de aquisição da linguagem para o aprendizado da música.

 

Envolvimento dos pais

O envolvimento dos pais é fundamental no processo de aprendizagem. Os pais participam das  aulas  com a criança e são orientados a dar continuidade em casa ao trabalho desenvolvido em classe pelo professor.

 

O início da aprendizagem

Os primeiros anos são cruciais no processo de desenvolvimento mental e coordenação motora. As crianças podem começar a aprender o instrumento a partir dos três anos de idade.

 

Ouvir

As crianças aprendem as primeiras  palavras depois de as terem ouvido centenas de vezes por outras pessoas. É importante criar um ambiente musical rico  e ouvir música todos os dias, especialmente as peças do repertório Suzuki.

 

Repetição

A repetição constante é essencial para se aprender a tocar um instrumento. As crianças não aprendem uma palavra ou uma peça musical e a descartam. Elas a adicionam ao seu vocabulário ou repertório, usando-as gradualmente de maneiras novas e cada vez mais sofisticadas.

 

Estímulo e ambiente positivo

 Os esforços da criança no processo de aprendizagem devem ser reconhecidos com elogios e estímulos positivos. Cada criança tem um ritmo de aprendizagem próprio que se constrói e se desenvolve através de pequenos passos.

 

Aprendendo com outras crianças

Além das aulas individuais, as crianças participam de classes grupais e desenvolvem através do convívio social o espírito de cooperação e generosidade em um ambiente estimulante e positivo.

 

Repertório adequado

As crianças não praticam exercícios para aprender a falar, mas usam a linguagem como uma ferramenta de comunicação e auto-expressão. As peças do repertório Suzuki são escolhidas de acordo com o as dificuldades técnicas que apresentam, proporcionando um aprendizado mais significativo do que a execução de exercícios puramente técnicos.

 

Leitura musical

As crianças aprendem a ler somente depois que a habilidade de falar está plenamente estabelecida. Do mesmo modo, elas devem primeiramente desenvolver as competências técnicas básicas no instrumento para iniciar o desenvolvimento da leitura musical.

 

O Legado Suzuki

Shiniki Suzuki era violinista,educador,filósofo e humanista. Nascido em 1898, ele estudou violino no Japão por alguns anos antes de ir para a Alemanha em 1920 por continuar seus estudos. Depois do final da Segunda Guerra Mundial, Dr. Suzuki dedicou sua vida ao desenvolvimento do que ele chamou de Educação do Talento.

 

Suzuki acreditava que a habilidade musical não é um talento inato, mas uma habilidade que pode ser desenvolvida. Qualquer criança corretamente instruída pode desenvolver a habilidade musical, assim como qualquer criança desenvolve a habilidade de falar sua língua materna. O potencial de cada criança é ilimitado.”

 

A meta do Dr. Suzuki não é simplesmente formar músicos profissionais, mas nutrir o amor dos seres humanos e desenvolver o caráter de cada criança através da música.

contato

(11) 97288-5108 
fernandaflauta@yahoo.com.br

Rua Purpurina, 505              Vila Madalena

  • facebook.png
  • youtube.png

Todos os direitos reservados © Fernanda de Castro